domingo, 9 de outubro de 2011

1ª Etapa dos Jogos Intercolegiais 2011

Não se pode educar visando à formação holística do sujeito sem aliar no processo atividades intelectuais, físicas e valores indispensáveis ao bem-estar individual e convívio social. Em outras palavras, as escolas que incorporam a atividade física através das aulas de Educação Física, jogos, gincanas entre outras atividades, viabilizam o desenvolvimento saudável dos estudantes. É valido ressaltar que a regularidade, a moderação e o bom senso são essenciais para que exercícios físicos tragam benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Assim,  a educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitindo conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.


Partindo desse pressuposto, nos dias 18 e 19 de agosto foi dado início aos Jogos Intercolegiais 2011, no qual estudantes das Escolas Municipais Lino Soares (Comunidade Curral das Várzeas), Euzébio Moreira Borges (Comunidade Bebedouro), Araçá Cariacá (Comunidade Araçá Cariacá), Elgino Nunes de Souza (Comunidade Rio das Rãs I), Francisco Xavier (Comunidade Exu), Emiliano Joaquim Vilaça (Comunidade Brasileira), Núcleo Educacional Batalha (Assentamento Batalha) participaram das competições.

Meninos e meninas se empenharam em mostrar suas habilidades disputando de forma saudável as seguintes modalidades esportivas: futebol, voleibol, corrida.  Independente da vitória ou derrota inerente a toda competição, o aspecto positivo dos Jogos são os princípios que preconiza: da disputa limpa, justa e digna, ou seja, que não vale qualquer coisa para vencer e que há sempre a possibilidade de melhorar para alcançar os objetivos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário