No dia 27 do mês de julho de 2011 aconteceu, no Auditório do IFBAIANO, o 3° Encontro do Formar Em Rede (FER) que teve como objetivos: analisar a importância do brincar para a produção da cultura por parte da criança; evidenciar a importância de recuperar as brincadeiras da infância; refletir sobre as contribuições da análise de bom modelo no processo de formação. Em outras palavras, o tema brincar foi abordado na perspectiva sociocultural.
A brincadeira do faz-de-conta promove as representações nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo. Assim, a brincadeira é, cada vez mais, entendida como atividade que, além de favorecer o desenvolvimento holístico das crianças, incentiva a interação entre os pares e a resolução construtiva de conflitos.
Partindo desse pressuposto, as formadoras locais Sônia Oliveira e Luciene Fernandes, responsáveis por difundir o FER no município, organizaram o encontro em cinco momentos básicos: no primeiro, todos os participantes (gestores) foram convidados a relembrar as brincadeiras da sua infância a fim de socializar entre eles e ampliar o repertório. Na oportunidade foi apresentada e vivenciada a dinâmica da “Caixa da Brincadeira” que a priori resgatou a brincadeira batata quente (a cada encontro um participante se encarregará de compartilhar uma brincadeira conhecida). No segundo momento, foi realizada a leitura compartilhada do texto “Invenção Possível” de Adriana Klisys para identificar a partir das informações do mesmo, o que é necessário (re) significar ou introduzir no trabalho realizado com as crianças inseridas no processo da Educação Infantil, já com foco no Projeto Institucional que será desenvolvido em cada Unidade de Ensino que atende a Educação Infantil. No terceiro, houve a tematização de imagens . No quarto momento foi feita a análise da pauta e dadas orientações gerais referentes ao planejamento do encontro nas instituições de ensino envolvidas. No quinto e último momento, foi feita a avaliação do encontro a partir das questões "Do que foi discutido hoje, o que considera mais difícil colocar em prática? Por quê?" e "Do que foi trabalhado aponte três aspectos que a sua escola já tem ou faz, e três que você considera que precisa de investimento" .
A temática da formação nesta etapa "Brincar" é de suma importância, visto que ajuda a desconstruir a concepção de que a Educação Infantil é a antecipação das rotinas e do currículo do Ensino Fundamental. O objetivo da Educação Infantil é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros. Nesse sentido, para as crianças, o brincar é uma maneira de aprender e se desenvolver.
|
Luciene e Sônia (Formadoras locais) |
|
Leitura da síntese do encontro anterior (Vanda e Dináurea) |
|
Grupo vivenciando a brincadeira "Batata Quente" |
|
Grupos para a tematização de imagens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário