segunda-feira, 25 de julho de 2011

VI Seminário Educação Inclusiva: direito à diversidade


"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças"  
(Mantoan)

No período de 18 a 22 de julho de 2011, no Auditório da Pousada da Lapa, aconteceu o VI Seminário  da Educação Inclusiva  promoveu a formação continuada de gestores e professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais e salas comuns de Bom Jesus da Lapa (município pólo) e abrangências (30 municípios circunvizinhos), visando melhor organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado, complementar e suplementar a escolarização nas escolas públicas de ensino regular.

Durante toda a semana, foram desenvolvidas palestras e/ou oficinas como: Política Nacional da Educação Inclusiva com a Prof.ª Mestre Iracema Vilaronga; Fundamentos Legais e Pedagógicos para a organização do Atendimento Educacional Especializado – AEE e Institucionalização do AEE no Projeto Político Pedagógico com na Prof.ª Mestre Denise de Oliveira Alves;  Baixa visão ou cegueira no contexto da escolarização e AEE com  Prof.ª Mestre Iracema Vilaronga e Prof.ª Mestranda Cristina de Araújo Ramos; Inclusão da pessoa com surdez na escola comum e AEE e Alfabetização dos Alunos com deficiência sensorial em processos inclusivos com a Prof.ª Esp. Cinara Bonfim Moura; Deficiências múltiplas ou surdocegueira com a Prof.ª Esp. Sandra Sâmara Pires Farias;  Recursos de Tecnologias Assistivas com a Prof.ª Mestranda Cristina Araujo Ramos Reis e Professoras do AEE Gersijane Rocha do Reis e Juscilene Cotrim; Altas Habilidades/Superlotação com o Prof. Dr. Roberto Andersen; Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual com a Psicóloga/ psicopedagoga Érica Marques de Araújo Soares; Transtornos Globais do Desenvolvimento -Autismo com a Prof.ª Mestre Ingrid Rocha; Práticas de leitura e escrita no contexto da diversidade com a Prof.ª Mestre Eliene Vieira de Figueiredo.

Destaque para o empenho e compromisso da Comissão organizadora composta por Ana Carolina T. Pinto Ferraz (Secretária de Educação); Ana Cristina Magalhães Araújo (Coordenadora Municipal da Educação Inclusiva); Gersijane Rocha dos Reis (Professora do AEE e Coordenadora adjunta), Dione da Silva, Kátia Sirlêne, Maria da Conceição Vieira e Velma de Souza Baliza (Professoras do AEE).  

Todas as discussões do seminário suscitaram reflexões importantes  acerca da Educação Inclusiva que, por sua vez, subsidiam a (re) construção de práticas que oportunizam o desenvolvimento de todo potencial intelectual, inventivo e descobridor do sujeito, seja ele deficiente ou não. 
Comissão organizadora

Abertura

Apresentação do Coral Octeto-UNEB

Prof.ª Iracema Vilaronga

Exposição dos Recursos de Tecnologias Assistivas

Prof.ª Cristina de Araújo Ramos e Reis e Prof.ª Gersijane Rocha dos Reis

Ana Cristina, Alessandra, Roberto Andersen e Fátima

Velma apresentado o dominó com texturas

Velma, Denise de Oliveira e Maria da Conceição

Ana Cristina, Érica de Araújo e Maria da Conceição

Sandra Sâmara Pires e sua filha Janine

Manoel Cícero, Janine, Denise, Velma, Heleno e Daniel

Cinara Bonfim, Ana Carolina e Heleno Moura

Maria da Conceição, Ingrid Lira e Ana Cristina

Eliene Vieira e Kátia Sirlêne

Gestores e professores participantes da formação


Nenhum comentário:

Postar um comentário