sexta-feira, 1 de julho de 2011

I AMOSTRA INTERDISCIPLINAR DE LEITURA DO AGENOR MAGALHÃES

“Ler não é caminhar e nem voar sobre as
Palavras. Ler é reescrever o que estamos
Lendo, é perceber a conexão entre o texto e o
Contexto e como vincula com o meu contexto”

(Paulo Freire)


Estamos em um mundo permeado de informações por todos os lados, entretanto é fácil perceber a dificuldade em ler, refiro-me à compreensão do que se leu. Buscar nesse “mar” de informações os conhecimentos necessários e de relevância é tarefa árdua.

Sabe-se que um dos principais problemas encontrados dentro do ambiente escolar é a dificuldade que os alunos têm de ler e produzir textos. Essa dificuldade é encontrada por todos os professores em todas as disciplinas.


Formar realmente leitores eficientes se torna meta principal de escola Agenor Magalhães, cuja missão é “ proporcionar a realização de práticas inovadoras e eficazes de leitura e escrita através de metodologias de projetos e o resgate de valores que os tornem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.” Todavia o que se percebe é que a escrita prevalece, havendo, na verdade, poucas oportunidades de manifestações orais. Tal constatação nos levou a repensar a nossa prática, propomos então atividades que os leva à explanação, à leitura do que se produziu, enfim, desenvolvendo a habilidade de leitura no ambiente escolar é o que se propõem as atividades de produção e fruição do contexto, criando inferências sobre o mundo que os envolvem.


Abordarmos a leitura em atividades interdisciplinares nos remete à sua importância na obtenção de conhecimentos. Através dela é que se consegue compreender o mundo que nos cerca, saber como entrar e sair nos meios sociais, exigir direitos, conhecer deveres como o seu papel enquanto cidadão do mundo.

O Projeto Leitura , implantado desde a primeira unidade, pode ser explorado em todas as atividades interdisciplinares integrando a leitura, a escrita e a oralidade, daí a proposta de realizarmos a Amostra de Leitura, no qual surgiu devido à necessidade de estimularmos os nossos alunos à pesquisa e a escrita, pois é importante inseri-la em toda a dinâmica escolar. O objetivo principal  é  abordarmos sob a perspectiva  social, afim de que compreendam que a escrita vai muito além da sua função comunicativa ou para serem avaliados. Pretendemos, assim, estendermos o projeto até a 4ª unidade, abrangendo todas as temáticas abordadas nas atividades.

A amostra nos propiciou momentos de integração total entre alunos e professores de séries diferentes, possibilitou à todos  a adquirir novos conhecimentos além de desenvolver as habilidades e competências, revelar os talentos por vezes escondidos. Como toda novidade a princípio surgiu questionamentos sobre o tempo para a preparação e execução das atividades, entretanto, tudo transcorreu em perfeita harmonia. Discutimos as temáticas,”Sabor e saúde”, “Esporte é vida!”, "ritmos e musicalidade”, “Ciência e Saúde”, "O Brasil e a sua história”, "A matemática divertida”, "Retratos do Brasil”, “ A linguagem em movimento”  além de mostrarmos a variedade lingüística, valorizando a diversidade regional com o teatro “ o auto da Compadecida- O Julgamento”, ademais, nos auxiliou a resgatar a cultura em linguagem em seus aspectos históricos e artísticos cruzando assim , os saberes sociais .

Assim, concluímos com êxito mais uma etapa desse projeto com o apoio de toda a comunidade escolar,em especial a nossa Diretora Amélia Eunília dos Santos Rodrigues, á vice-diretira Ludmilla Duarte  e a coordenadora Rosana  Pereira da Silva Santos, e aos nossos queridos professores: Lúzia de Oliveira, Conceição Carvalho, Neuza Barbosa, Nilma Cordeiro,Ana Angélica , Nadja Carvalho,Cláudio Roberto Gomes, Arizélia Pereira, Geraleine Gomes,Jaciara Costa, Evilásio Cangirana, Helenita Sodré,Joelma de Souza,Jusenir Jeanete Melo,Lúcia Araújo, Alzitânia Santana,Maria Auxiliadora, Maria da Conceição Gonzaga,Evani Soares, Valdelice Pereira,Eurides Pereira Duarte, Ruth Oliveira, Sonélia Gomes,Lúcia Araújo, e a todos os que direta ou indiretamente nos ajudaram,   antes e durante a execução.Foram dias corridos e trabalhosos,mas de resultado compensador.


Noêmia Gonzaga Silva
Coordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário