"Cazumbinha sonha com a escola. Quer aprender a ler e a escrever para poder escrever as histórias que escuta, o nome das coisas que conhece..."
Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas
No dia 10 de maio aconteceu na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o lançamento do livro infanto-juvenil “Histórias da Cazumbinha” (apoiado pela Livraria Cultura e Editora Companhia das Letrinhas) para toda a comunidade lapense, em especial, para as nossas comunidades quilombolas. O evento contou com a participação das autoras Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas, que iniciaram falando sobre o direito universal à educação de qualidade, do processo de criação do livro, também ressaltaram as potencialidades dos sujeitos dos quilombos. É importante ressalvar que esse já foi lançado em São Paulo no dia 04 de dezembro de 2010 e em Salvador no dia 07 de maio desse ano com a presença das crianças das comunidades quilombolas de Rio das Rãs I e Braileira que são co-autoras do livro pois contribuíram com suas imagens e os belíssimos desenhos que o ilustram.
Assim, Histórias da Cazumbinha conta as vivencias de uma menina nascida no Quilombo Rio das Rãs. Foi nessa comunidade que a menina cresceu e onde aprendeu sobre a vida e se interessou pelo mundo. Foi lá que Cazumbinha descobriu a leitura e escrita e onde ela decidiu que queria revelar ao mundo o seu universo e o da gente do lugar. E revelou... narradas em um tom próprio da oralidade, como se estivessem sendo contadas em voz alta, as histórias transmitem com sensibilidade o ritmo dos acontecimentos e da vida no local. Na medida em que Meire Cazumbá ia lendo algumas delas, as personagens iam aparecendo na platéia. Era como se as narrativas ganhassem vida... Emocionante!
Destacamos ainda, a exposição de fotos da Comunidade Rio das Rãs e região, o grupo musical do professor Zezinho e a Roda de Samba apresentada pelas mulheres da comunidade referida.
Outro ponto forte foi o lançamento do livro nas nossas escolas municipais, Araçá-Cariacá, São Francisco – Barrinha, Brasileira e Elgino Nunes – Rio das Rãs I, Mangal Barro Vermelho, município de Sítio do Mato, que contou com a presença de Meire Cazumbá e Marie, as autoras, acompanhadas da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Elas promoveram um bate papo descontraído envolvendo alunos, professores, comunidade, através das histórias narradas no livro e as tantas histórias que eram escritas a partir daquele encontro. Para deleite do público “Tio Cesário” o guardião de todas as histórias participou ativamente de todos os momentos que culminou na comunidade de Rio das Rãs, com a projeção das imagens do livro para toda a comunidade e a participação dos atores/moradores da comunidade que são a história viva.
Para nós educadores, participar de eventos assim, suscita reflexões, avigora a necessidade de revermos a nossa forma de educar, comprometendo-nos com a perspectiva multicultural da educação.
Autoras do livro: Meire Cazumba e Marie Ange Bordas |
Exposição de fotos dos colaboradores livro |
Apresentação do Grupo musical do Prof.º Zezinho da Comunidade Rio das Rãs |
Apresentação da Roda de Samba pelas moradoras da Comunidade supracitada |
Crianças da Comunidade Rio das Rãs e região prestigiando e abrilhantando o lançamento do livro |
olá
ResponderExcluirTrabalho na Editora Base com livros didáticos. Estamos realizando um material e Regional de História da Bahia. Precisamos utilizar a imagem acima: Apresentação da Roda de Samba pelas moradoras da Comunidade Rio das Rãs.
quem é o fotógrafo da imagem? teriam contato? Para que eu possa pedir autorização do uso da imagem.
aguardo retorno pelo e-mail: jessica.ortiz@baseeditora.com.br