sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Educação Infantil não para

Formação de Professores e Coordenadores da Educação Infantil

Nos dias 23 e 24 do mês de maio aconteceu no C.E.I. Katiúscia, a formação para professores e coordenadores da Educação Infantil com consultores do Projecta Melhor Escola. A mesma visava o melhor aproveitamento/utilização do livro didático e aprimoramento da prática pedagógica a partir da troca de experiências, do estabelecimento de ponte entre as referênciais legais, contribuições teóricas e a prática cotidiana, bem como  da reflexão sobre situações de aprendizagem.
A formação continuada é uma necessidade inerente à profissão de educador. E quando se trata de Educação Infantil, essa necessidade está atrelada a outros requisitos como afetividade, criatividade, sensibilidade, intuição, entre outros, pois essa fase da escolarização constitui-se a base para toda uma vida de aprendizado. A Educação Infantil tem se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva, ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro.

Assim sendo, nessa formação foram abordadas e discutidas questões importantes para o bom desempenho do  professor da Educação Infantil como: rotina, planejamento, projetos de trabalho entre outras. Tudo isso, respeitando as especificidades da infância e o nível de desenvolvimento em que se encontra a criança.  Cabe então, ao professor que está inserido num processo de formação continuada refletir sobre a práxis pedagógica, (re)construindo novas formas de ensinar, tomando a criança e a aprendizagem como focos de seu trabalho.

Parabéns a todos que participaram dessa formação! 

Sala do Maternal


1º Período

2º Período

Multisseriada


Formar em Rede - FER

No dia 27 de maio,  no auditório do IFBAIANO aconteceu o primeiro encontro do Formar em Rede com coordenadores e diretores de CEIs  e escolas que atendem  a Educação Infantil. Participaram do mesmo 40 educadores, sendo 12 unidades da sede e 8 do Campo. Esses serão os formadores de suas referidas instituições, repassando todo o aprendizado aos professores da Educação Infantil. Esse grupo constitui o projeto piloto do Programa.

Vale relembrar (uma vez que já foi informado em outra postagem deste blog: “Um novo olhar sobre a Educação Infantil") que o Programa Formar em Rede é uma iniciativa conjunta dos Institutos Avisa Lá e Razão Social em parceria com o Santander, FIES - Fundo Itaú de Excelência Social, Instituto Dynamo e municípios autônomos. O propósito é contribuir com o atendimento prestado às crianças pequenas por meio de ações formativas, dirigidas à diretores, coordenadores e educadores de Educação Infantil, que auxiliem a criança construir conhecimento de forma criativa e inteligente.

Desse modo, o primeiro encontro teve como objetivos conhecer os novos parceiros da proposta de formação; apresentar a estrutura de funcionamento, os princípios e metas do programa; compreender o significado de um Projeto Institucional e reconhecer o diagnóstico  como instrumento que evidencia o que deve ser trabalhado.

As formadoras locais (Luciene Fernandes e Sônia de Oliveira) mostraram-se bastante empolgadas com a proposta de formação que terá duração de três anos. Destaque para os depoimentos de algumas participantes sobre suas primeiras experiências como leitoras - histórias que suscitaram várias emoções; e para o Projeto Institucional “Ressignificando o brincar na instituição” que foi disponibilizado e será o foco do próximo encontro nesse mês de junho. 








Um comentário:

  1. Parabéns para esta turma do infantil por tudo que estar propocionando para nossas crianças,valeu Sonia.................

    ResponderExcluir