Cuidar do Meio Ambiente é uma questão de educação. Essa prática, além de ser um exercício de cidadania, tem um fim sublime que é garantir a sobrevivência da vida humana na Terra, visto que somos nós que dependemos da natureza e não o contrário. Mas parece que a comunidade lapense, sem generalizar, ainda não compreendeu a profundidade da questão. Fato observado, na quantidade de lixo encontrado em lugares inapropriados na nossa cidade.
Pensando em conscientizar, a partir de uma ação simbólica, no dia 06 de junho (01 dia posterior ao dia do Meio Ambiente - 05 de junho), foi realizado um Mutirão de Limpeza do Cais que fica próximo as margens do Rio São Francisco. Essa ação foi idealizada e organizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente, composta pelo Santuário do Bom Jesus, através do Reitor da Paróquia - Padre Roque que difunde a Campanha “Cidade Limpa, Gente Feliz” e a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadora Municipal da Educação Ambiental - Josemary Santana. Essa manifestação, contou com a participação e colaboração direta ou indireta de representações locais da sociedade civil organizada como: Grupo de Liturgia, Guias Turísticos do Morro, Seminaristas, JM Engenheiros e Consultores (colaboradores da Codevasf), Credamigo (Banco do Nordeste), Associação dos Fotógrafos, Reciclagem Alves, Polícia Militar, ASCOM (Assessoria de Comunicação da Prefeitura), Secretaria de Obras (secretário e garis), Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Assistência Social (Cras Quilombola), Filhas de Jó e grupo de jovens Legião de Honra. Destaque também para a participação de gestores, professores e alunos do Ensino Fundamental II das Escolas Municipais - Bom Jesus dos Navegantes, Balão Mágico, Nossa Senhora Aparecida e Agenor Magalhães.
A manutenção da limpeza e a preservação do meio ambiente depende de cada um de nós, da mudança de hábitos que prejudicam a natureza e consequentemente nossas vidas. São mudanças pequenas, cujo efeito é grande e positivo, favorecendo a constituição de um mundo melhor para se viver. Faça a sua parte!
A educação realmente faz a diferença.....
ResponderExcluirA educação é mesmo muito importante para todos nós.
ResponderExcluirSer um educador é frofisão ardua.
ResponderExcluirMuito interessante etas atividades! pois elas nos concientizam de nossa responsabilidade com o meio ambiente.
ResponderExcluirfruta da campanha da fraternidade
Educação ambiental deve ser algo bem maior que apenas conteudos. Precisa principalmente, ser ação. COmo bem mostrou esta iniciativa. Ficar apenas levantando possibilidades, conjecturando consigo mesmo não vai contribuir em nada. Chamar a todos para o compromisso e ir na frente, guiando, mostrando "como" fazer. parabéns pessoal!
ResponderExcluirA iniciativa desse projeto mostra a preocupação com o meio ambiente , bem como a necessitamos da participação de todos nesse trabalho pois precisamos dar o primeiro passo , parabéns a todos os envolvidos nessa jornada pela melhoria da qualidade de vida .
ResponderExcluirA educação se faz, fazendo!!
ResponderExcluirParabens Meire, igreja católica e demais envolvidos!!