No dia 27 de junho, as formadoras locais Sônia de Oliveira Almeida e Luciene Fernandes se reuniram com os diretores e coordenadores das 20 Unidades Escolares que atendem a Educação Infantil para a realização do 2° Encontro do Formar Em Rede. Mais uma vez é importante ressaltar que essa formação a priore será destinada ao grupo piloto referido, mas futuramente se estenderá à todas as Unidades que atendam a modalidade supracitada.
Os principais objetivos do encontro foram: reconhecer e valorizar o brincar como uma das principais atividades da infância e como uma ferramenta por excelencia para a criança aprender a viver, reinventar suas experiências e criar cultura, organizar formas de intervenção para ajudar o professor em sua prática pedagógica no que tange o brincar na Educação Infantil.
Assim, várias ações/atividades foram desenvolvidas para que esses objetivos fossem alcançados, dentre essas podemos destacar: as leituras e discussões de textos com teóricos que abordam a temática em questão; a retomada do encontro anterior a partir da síntese feita por duas formadoras das escolas; dica cultural - apreciação do quadro "Brincando de Criança" de Aracy - Art Naif (essa etapa do encontro visa a formação cultural dos participantes); análise do modelo do vídeo Espaço Tagna, o qual apresenta as diversas possibilidades do brincar, as situações de brincadeiras em que a criança aprende, bem como os benefícios do brincar no desenvolvimento integral da mesma; socialização das observações levantadas pelo grupo a partir do vídeo assistido e atividades direcionadas para as duplas (diretor e coordenador) de cada instituição participante através dos questionamentos: "Como o brincar aparece no espaço de Educação Infantil que você coordena?", "O que é preciso para brincar?"; posteriormente foram dados alguns informes a respeito do cronograma dos próximos encontros, agendamento da entrega da pauta e síntese do encontro que será realizado nas escolas. Por fim a avaliação do encontro propôs a reflexão acerca da importância do brincar na Educação Infantil e a orientação para a prática pedagógica.
Em suma, essa formação esclareceu que o brincar não é "perda de tempo" como comumente se coloca, pelo contrário, além de proporcionar momentos lúdicos e prazerosos para a criança, brincando ela desenvolve potencialidades; compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.
Sônia Oliveira e Luciene Fernandes - Formadoras locais do FER |
Apresentação da síntese do 1° encontro da formação |
Diretores e coordenadores participantes do FER |
Atividade direcionada às duplas de formadores da escola |
Que bom encontrar outras colegas de profissão participando da mesma formação com o mesmo tema.parabéns,sou de Itabuna-Bahia
ResponderExcluir